Escolhendo um Projeto Cultural

Qual é o projeto cultural ideal para sua empresa?
Escolher o projeto cultural ideal para patrocinar não é tarefa fácil. Os profissionais da área de marketing, acostumados a criar e desenvolver ações que maximizem o investimento, sabem que existem muitas opções e todas tem prós e contras que devem ser analisados e pesados antes de se comprometer com determinado projeto. Como escolher? Nessa série vamos levantar alguns fatores que podem ajudar o profissional de Marketing, Recursos Humanos ou Responsável pela Área de Responsabilidade Social a escolher o projeto mais adequado a sua empresa.
O Menor Risco:
Os projetos culturais que se realizam via Leis de Incentivo precisam obedecer a uma série de regras: as Leis de Incentivo à Cultura foram criadas com o objetivo de incentivar o acesso à cultura e popularizar produções que não chegariam ao grande público. Para cumprir as regras é preciso que o produtor cumpra com as contra-partidas que propôs, é preciso haver a distribuição de cotas de convites gratuitos para instituições de apoio a comunidades carentes, é preciso documentar todos os processos do projeto para comprovar sua realização, além de recolher documentos junto a locais de realização, notas fiscais, comprovantes de pagamentos, fotos  e até a disposição dos logos na régua de patrocinadores precisa obedecer a determinado padrão exigido pelas instituições governamentais. Todos esses passos tem como objetivo a prestação de contas dos projetos, que é um processo rígido, transparente e que tem consequências profissionais, cíveis e criminais para os proponentes. Pensando nisso tudo, é bom priorizar produtores que conheçam todas as regras das leis de incentivo e que zelem pelo seu cumprimento. Isso vai evitar dores de cabeça a longo prazo como falhas na prestação de contas ou publicidade negativa em torno do projeto.
Para quem você quer falar?
O segundo critério é entender com quem a empresa precisa se comunicar. Quem são os clientes? Onde estão? O que consomem e o que gostariam de consumir? O projeto cultural vai levar o logo da empresa estampado em seu material de divulgação, em suas páginas nas redes sociais, em Banners, programas, folders, folhetos, cartazes, anúncios online e em jornais e revistas, portanto o ideal é que o público do projeto cultural e da empresa sejam semelhantes. Se a sua empresa produz bebidas alcoólicas, seu público não deve ser menor de idade. Ao mesmo tempo, determinado projeto cultural pode abranger aquele público que ainda não conhece a marca dos patrocinadores mas pode se tornar seu possível consumidor após uma boa experiência com um projeto cultural. Quem é esse público que a empresa deseja alcançar e com quem o projeto cultural já se comunica?
Como você analisa os resultados?
Como o produtor informa os patrocinadores sobre os resultados do projeto cultural? Combine com o proponente do projeto uma forma de serem informados os resultados e as ações de divulgação: relatórios a cada mês ou a cada dois meses com os números de pessoas impactadas diretamente e indiretamente através das redes sociais (Facebook, Instagram). O produtor cultural tem disponibilidade para lhe informar os resultados e ações que ele desenvolve para a divulgação do projeto? Esse é um ótimo sinal de que ele está buscando ter mais consciência de sua cadeia de produção e pode descobrir mais saídas para chegar a um público cada vez maior.
No próximo texto, vamos mostrar outras questões que podem auxiliar você na escolha do projeto cultural a patrocinar.

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