Essa é a história de um empresário. Vamos chamá-lo de João. Ele era dono de uma indústria que era tão importante para ele quanto a própria família. João pagava todos os seus impostos em dia, trabalhava duro e estava feliz porque os negócios estavam indo muito bem. Mesmo assim, ele sentia que faltava algo. Era difícil dizer o quê era esse algo: estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes, com seus colaboradores. Sim, isso poderia melhorar, mas não era só isso… Ele queria conseguir dizer o quanto ele era apaixonado pelo que ele fazia. Ele queria agradecer a todos pelo empenho e pela confiança que depositavam na empresa dele. O único problema era que João não sentia que podia gastar muito para isso.
Foi então que João, que também era um homem que amava as artes: teatro, música, artes plásticas, recebeu um presente da Teresa, uma das suas fornecedoras: um par de ingressos para uma peça de teatro. Ele ficou animado e quando chegou ao teatro, viu o logotipo da empresa da Teresa no cartaz da peça que ele ia assistir. E ao lado daquele logotipo estava o logotipo de um Programa chamado PROAC ICMS.
João ficou intrigado com aquilo, pois sabia que aquela empresa não era maior que a sua, inclusive eles eram um de seus fornecedores. Na segunda-feira seguinte, João ligou para a Teresa para agradecer pelos convites, disse que tinha adorado o espetáculo e que queria saber como eles tinham feito aquilo.
Teresa ficou muito animada: já era a segunda vez que ligavam para ela para parabenizar pelo espetáculo. Ela explicou ao João que conhecia o PROAC ICMS havia bastante tempo e que sempre escolhia projetos de teatro que ficassem em cartaz em São Paulo e que também viajassem pelo interior do estado “porque é onde temos a maioria dos nossos clientes e fornecedores e porque o PROAC ICMS permite que os patrocinadores ganhem uma cota de convites para distribuir entre colaboradores e clientes”. João ficou intrigado mas não conteve a sua dúvida:
– E é muito caro, Teresa?
– Imagina, João, é grátis.
– Como assim?
– É só você pegar uma parte do seu ICMS e destinar para o projeto que você quiser patrocinar. Se chama Programa de Ação Cultural, PROAC. É uma Lei de Incentivo Fiscal. O governo incentiva as empresas a fomentar a cultura aqui no estado de São Paulo e todo mundo ganha: a nossa empresa ganha a divulgação da marca e uma boa cota de convites; o artista ganha financiamento para o projeto e o governo ganha porque estamos investindo em projetos que tem alcance e relevância para o público.
– E como você ficou sabendo desse programa, Teresa?
– Ah, João, eu amo as artes, sonhava em ser atriz quando era mais nova mas nunca tive como seguir carreira. Aí um dia eu levei minha filha para assistir a um musical e no final o protagonista agradeceu a empresa que tinha patrocinado o espetáculo. Explicou que a peça só tinha sido possível graças ao patrocínio daquela empresa e graças àquele Programa de Ação Cultural. E daí eu fui conhecer.
– Muito obrigado, Teresa. Eu gostei dessa ideia: vou pedir ao meu financeiro que dê uma olhada em como começar a fazer isso e eu mesmo vou escolher um projeto para começar a patrocinar.
– Ah, que bom, João! Qualquer dúvida pode contar comigo! E essa semana eu vou dar uma passada aí para saber como estão as coisas, ok?
– Opa, venha sim. Te espero aqui. Um abraço!
João desligou o telefone e imediatamente começou a procurar mais informações sobre o PROAC ICMS.
Você se identificou com a história do João? Gostaria de conhecer melhor os projetos que temos inscritos no PROAC ICMS? Envie um e-mail para contato@grartes.com e nós lhe enviaremos mais informações.